Estratégia digital de comunicação interna na TAP Air Portugal
: estudo de caso da intranet

  • Mariana Martins Ramos (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Cada vez mais o digital é uma realidade conhecida por todos, tornando-se quase como uma imposição para as organizações de modo a garantir o seu sucesso. Assim, uma organização para conseguir sobreviver num mercado competitivo, caracterizado por constantes mudanças tem de criar estratégias adequadas para enfrentar as inovações tecnológicas. Particularmente, a Comunicação Interna foi das áreas que mais se transformou com a tecnologia. Atualmente inclui na sua comunicação ferramentas digitais que visam aumentar a relação de proximidade entre organização e colaboradores, tais como a intranet, foco desta investigação. O presente relatório tem por base o estágio de seis meses que decorreu na TAP Air Portugal, na área de Comunicação Interna. A pergunta de partida que orientou toda a investigação foi a de perceber qual a importância da intranet na Comunicação Interna na TAP, tendo sido estabelecidos os seguintes objetivos: perceber o funcionamento da intranet e contributos da mesma para uma boa comunicação dentro da organização e compreender a importância da intranet junto de todos os colaboradores da empresa. Para tal, optou-se por um Estudo de Caso, tendo sido realizadas entrevistas a trabalhadores dos vários departamentos da empresa. Os resultados deste estudo apontam para a importância da Comunicação Interna e da intranet, como meio de partilha de informação e como uma ferramenta de apoio às tarefas diárias dos colaboradores.
Data do prémio20 mar. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCarla Ganito (Supervisor)

Keywords

  • Comunicação interna
  • Estratégia digital
  • Intranet
  • TAP Air Portugal

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

'