Estratégias de comunicação digital dos TUB e o seu cumprimento na missão de sustentabilidade
: um estudo de caso

  • Catarina Dias Barbosa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) têm como função fundamental a promoção da mobilidade sustentável no concelho de Braga, uma vez que apresentam como missão a mobilidade sustentável inclusiva e a salvaguarda da biodiversidade. Por conseguinte, pretendem reduzir a pegada carbónica e aumentar a qualidade de vida da população. Os TUB procuram alcançar a empatia dos passageiros e promover comportamentos mais sustentáveis. Neste contexto, as redes sociais têm sido utilizadas para promover as estratégias de comunicação da empresa, principalmente para consciencializar o público sobre importância de utilizar transportes públicos, nomeadamente para a proteção do meio ambiente. Na sequência de um estágio de quatro meses realizado no Gabinete de Marketing e Comunicação dos TUB, o presente relatório visa analisar as estratégias de comunicação digital dos TUB e o seu impacto na missão de sustentabilidade da empresa. Assim, através de uma metodologia qualitativa que incluiu a realização de entrevistas de entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo da rede social Facebook, procuramos dar resposta à questão de partida do estudo, nomeadamente: de que forma as Estratégias de Comunicação Digital dos TUB contribuem para o cumprimento da Missão de Sustentabilidade?”. Os resultados deste estudo revelam que os TUB se têm focado em criar e divulgar publicações em todos as dimensões de sustentabilidade, nomeadamente ambiental, social, e de governança nos formatos de imagem e vídeo, acompanhado de texto. No entanto, apresentam dificuldades na contratação pública de empresas sustentáveis e junto do público que apresenta uma mentalidade inflexível. Desta forma, procuram transmitir uma imagem de transparência sobre as diversas áreas e departamentos e envolver o público, de maneira a incentivar a mudança.
Data do prémio24 jan. 2025
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSónia Silva (Supervisor)

Keywords

  • Responsabilidade social organizacional
  • Sustentabilidade
  • Comunicação estratégica
  • Redes sociais
  • Mobilidade sustentável

Designação

  • Mestrado em Comunicação Digital

Citação

'