Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) têm como função fundamental a promoção da mobilidade sustentável no concelho de Braga, uma vez que apresentam como missão a mobilidade sustentável inclusiva e a salvaguarda da biodiversidade. Por conseguinte, pretendem reduzir a pegada carbónica e aumentar a qualidade de vida da população. Os TUB procuram alcançar a empatia dos passageiros e promover comportamentos mais sustentáveis. Neste contexto, as redes sociais têm sido utilizadas para promover as estratégias de comunicação da empresa, principalmente para consciencializar o público sobre importância de utilizar transportes públicos, nomeadamente para a proteção do meio ambiente. Na sequência de um estágio de quatro meses realizado no Gabinete de Marketing e Comunicação dos TUB, o presente relatório visa analisar as estratégias de comunicação digital dos TUB e o seu impacto na missão de sustentabilidade da empresa. Assim, através de uma metodologia qualitativa que incluiu a realização de entrevistas de entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo da rede social Facebook, procuramos dar resposta à questão de partida do estudo, nomeadamente: de que forma as Estratégias de Comunicação Digital dos TUB contribuem para o cumprimento da Missão de Sustentabilidade?”. Os resultados deste estudo revelam que os TUB se têm focado em criar e divulgar publicações em todos as dimensões de sustentabilidade, nomeadamente ambiental, social, e de governança nos formatos de imagem e vídeo, acompanhado de texto. No entanto, apresentam dificuldades na contratação pública de empresas sustentáveis e junto do público que apresenta uma mentalidade inflexível. Desta forma, procuram transmitir uma imagem de transparência sobre as diversas áreas e departamentos e envolver o público, de maneira a incentivar a mudança.
Data do prémio | 24 jan. 2025 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Sónia Silva (Supervisor) |
---|
- Responsabilidade social organizacional
- Sustentabilidade
- Comunicação estratégica
- Redes sociais
- Mobilidade sustentável
- Mestrado em Comunicação Digital
Estratégias de comunicação digital dos TUB e o seu cumprimento na missão de sustentabilidade: um estudo de caso
Barbosa, C. D. (Aluno). 24 jan. 2025
Tese do aluno