O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa - Porto, encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, faz-se a descrição do percurso realizado durante a Prática Profissional (PP), efetuada no ano letivo de 2021/2022, nas áreas de especialização de Instrumento - Violino e Classe de Conjunto, e na segunda parte, apresenta-se, no formato de artigo científico, a investigação qualitativa que foi realizada na PP, relativamente à conceção, planificação, implementação e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), subordinado ao tema “Estratégias de ensino ativas para o desenvolvimento de competências técnico-artísticas e socioemocionais dos alunos de Iniciação ao Violino”. A Prática Profissional foi realizada no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina (CRAMC), tendo como orientadora científica a Professora Doutora Luísa Orvalho e como orientador pedagógico cooperante o Professor Nuno Rodrigues. A motivação para a implementação deste projeto de intervenção surgiu da necessidade, sentida empiricamente, de proporcionar experiências inovadoras de aprendizagem aos alunos de Iniciação ao Violino do CRAMC, que, devido aos impactos da pandemia de COVID-19, viram o contexto de ensino e aprendizagem do Conservatório muito comprometido. O PIP, materializado numa série de 10 aulas de grupo temáticas denominadas “À Quarta…família com arte”, contou com a participação de 6 alunos de Iniciação ao Violino e respetivos pais/encarregados de educação. Perceber o impacto causado no desenvolvimento transversal de competências dos alunos participantes, com a criação das aulas de grupo heterogéneas, o envolvimento parental ativo e regulado e a utilização de recursos digitais, foi o principal objeto de estudo desta investigação. A investigação do tipo naturalista, de natureza essencialmente qualitativa, seguiu uma abordagem metodológica de aproximação à Investigação-Ação (I-A), utilizou como técnicas de recolha e produção de dados a observação direta e participante, notas de campo registadas no diário de bordo da investigadora, registos digitais e audiovisuais das sessões, o feedback qualitativo durante todo o processo e inquéritos por questionário aplicados aos alunos e encarregados de educação no início e no fim da intervenção pedagógica. Os resultados obtidos permitem afirmar que a inovação pedagógica das diferentes estratégias dinamizadas no decorrer do PIP, contribuíram de forma muito significativa para o desenvolvimento emparelhado de competências técnico-artísticas e socioemocionais dos alunos participantes, manifestadas na evolução do nível técnico do instrumento e no estabelecimento de relações interpessoais de qualidade.
Data do prémio | 31 mai. 2023 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Luísa Orvalho (Supervisor) |
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- Iniciação ao violino
- Competências técnico-artísticas
- Competências socioemocionais
- Envolvimento parental nas aulas e no estudo em casa
- Mestrado em Ensino da Música
Estratégias de ensino ativas para o desenvolvimento de competências técnico-artísticas e socioemocionais dos alunos de iniciação ao violino
Duarte, H. D. S. (Aluno). 31 mai. 2023
Tese do aluno