Estudar e aprender em instituições de acolhimento
: o papel de variáveis individuais e contextuais

  • Catarina Isabel Moura de Oliveira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A literatura tem apontado a existência de fragilidades, ao nível escolar e da aprendizagem, nos jovens em situação de acolhimento, nomeadamente, baixo rendimento escolar, elevadas taxas de retenção, absentismo, instabilidade escolar e baixo envolvimento escolar. O objetivo desta investigação foi analisar e compreender os processos de estudo e aprendizagem nas instituições de acolhimento, de crianças e jovens do 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário, examinando o papel de variáveis individuais e contextuais. Analisou-se a relação entre autorregulação da aprendizagem com variáveis individuais (género, histórico de retenções, autoeficácia, valorização da aprendizagem e aspirações educacionais) e contextuais (capacidade de acolhimento, local e tempo de estudo e dificuldades em estudar). A amostra incluiu 248 jovens de ambos os sexos, do 5º ao 12º ano, com idades entre os 10 e 20 anos, acolhidos em 20 lares de infância e juventude da zona norte de Portugal, junto dos quais se administrou uma Ficha de Dados Pessoais e Académicos e o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (Rosário et al., 2010). Os responsáveis de cada instituição preencheram uma Ficha de Caracterização da Instituição. Relativamente às variáveis individuais, os resultados evidenciaram diferenças significativas na autorregulação da aprendizagem em função do género, apresentando as raparigas valores superiores, e do histórico de retenções, em que jovens que tinham já experiência de reprovação apresentaram valores mais baixos na autorregulação da aprendizagem. Os resultados realçaram a importância das variáveis individuais motivacionais (autoeficácia, valorização da aprendizagem, aspirações educacionais) no processo de autorregulação da aprendizagem. Ao nível das variáveis contextuais, o local e o tempo de estudo mostraram-se relevantes nos processos de autorregulação da aprendizagem, e as dificuldades em estudar, relatadas pelos jovens, relacionaram-se negativamente com a autorregulação. A dimensão da instituição não assumiu relevância. Discute-se as implicações destes resultados na promoção de uma melhor educação e aprendizagem neste contexto.
Data do prémio25 jul. 2014
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorLuísa Ribeiro Trigo (Supervisor)

Keywords

  • Estudar e aprender
  • Instituições de acolhimento
  • Autorregulação da aprendizagem
  • Variáveis individuais

Designação

  • Mestrado em Psicologia

Citação

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