Estudo clínico da eficácia da pasta de polimento dessensibilizante com arginina (Colgate GmbH) no alívio da hipersensibilidade dentária em pacientes com doença periodontal

• Manuel Ângelo Santos Ribeiro (Aluno)

Introdução: A hipersensibilidade dentária é caracterizada por dor aguda proveniente dos túbulos dentinários expostos em resposta a um estímulo térmico, tátil, osmótico ou químico e que não pode ser descrita como nenhum defeito dentário ou patologia. [1-3] A hipersensibilidade dentária é frequente em doentes com patologia Periodontal, e é frequente a sua exacerbação após a fase higiénica do tratamento periodontal. Objetivo: Este estudo clínico tem como objetivo avaliar a eficácia da pasta de polimento com arginina (Colgate GmbH) no alívio da hipersensibilidade dentária, secundária ao tratamento periodontal, comparativamente à pasta de polimento da Proclinic®. Metodologia: Na população de doentes que efetuam tratamento periodontal na Clínica Universitária da UCP, foram selecionados dois grupos aleatoriamente, um controlo e um experimental, com 25 indivíduos cada. Estes tinham que apresentar pelo menos dois dentes que apresentassem hipersensibilidade quando submetidos a testes de sensibilidade através do jato de ar. Três fases de medição da sensibilidade foram realizadas: uma antes da destartarização, uma imediatamente após da destartarização (antes da colocação das pastas de polimento) e a última ao fim de uma semana. Resultados: Os indivíduos que pertenciam ao grupo experimental (pasta Colgate GmbH) exibiram reduções na hipersensibilidade dentária estatisticamente significativas (p<0,001) quando comparados aos indivíduos pertencentes ao grupo controlo (pasta Proclinic®), em resposta ao jato de ar (52%). Conclusões: Os resultados obtidos neste estudo demonstraram que após uma única aplicação da pasta Colgate GmbH seguida de um follow up de uma semana, existe uma diminuição da hipersensibilidade dentária na população estudada.
Data do prémio2012
SupervisorJorge Leitão (Supervisor) & Nuno Malta dos Santos (Co-Orientador)

• Abrasão dentária
  • Arginina