Estudo da rugosidade de superfície de diferentes resinas acrílicas

• Margarida Martins Quezada (Aluno)

INTRODUÇÃO: O polimetilmetacrilato é um material comummente utilizado como material para confeção de bases protéticas. Desvantagens inerentes conduziram ao surgimento de vários tipos de resina para ultrapassar estes problemas, como o sistema CAD/CAM. De entre várias propriedades dos materiais, a rugosidade de superfície tem elevada relevância clínica, pois, uma base protética com maior rugosidade irá promover o desenvolvimento de patologias inflamatórias, como a Candidíase Oral e a Estomatite Protética. O principal objetivo é determinar o efeito do mesmo protocolo de polimento de superfície em diferentes resinas acrílicas utilizadas para a confeção de bases protéticas obtidas por diferentes técnicas de processamento. METODOLOGIA: Foram confecionados 30 provetes de resina acrílica obtidos por diferentes métodos de processamento. Os provetes foram submetidos ao mesmo protocolo de polimento com recurso a duas técnicas distintas, manual e mecanizada. A leitura da rugosidade de superfície foi realizada com recurso a um perfilómetro de contacto. Os dados obtidos foram alvo de análise estatística através do programa SPSS com um nível de significância definido a 0.05. RESULTADOS: Todas as resinas sujeitas a polimento manual apresentaram um valor médio de rugosidade de superfície significativamente inferior às resinas submetidas a um polimento mecanizado, excetuando as resinas termoplásticas (p=0,713). Para as resinas sujeitas a polimento manual, registaram-se diferenças significativas entre os pares de resina fresagem e impressão 3D (p=0,012) e termopolimerizável e fresagem (p=0,024). No caso das resinas sujeitas a polimento mecanizado, verificaram-se apenas diferenças significativas face aos valores de rugosidade entre as resinas autopolimerizável e de impressão 3D (p=0,004) e entre as resinas autopolimerizável e termopolimerizável (p=0,004). CONCLUSÃO: Quando aplicado o mesmo protocolo de polimento, a diferença de valores de rugosidade média entre resinas acrílicas para confeção de bases protéticas pode ser atribuída às características inerentes da resina e às respetivas técnicas de processamento.
Data do prémio13 jul 2022
SupervisorPatrícia Fonseca (Supervisor), Helena Cristina Morais Coelho Teixeira Salgado (Co-Orientador) & Carlos Fernandes (Co-Orientador)

• Prótese removível
  • PMMA