Atualmente, as empresas gastam muito tempo e muitos recursos a definir a sua estratégia. Isso acontece porque a estratégia é fundamental para o sucesso de uma organização, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação. Definir uma estratégia não é complexo, mas pode ser difícil, uma vez que obriga as organizações a tomarem decisões específicas sobre o seu futuro. A.G. Lafley, ex-CEO da Procter & Gamble, em parceria com o consultor estratégico e ex-reitor da Rotman School of Management, Roger Martin, decidiram estudar exaustivamente o tema da estratégia, explicando para que serve, porque precisamos dela e como é que a devemos aplicar. Os dois estrategas, com base nas várias experiências profissionais acumuladas ao longo de vários anos, decidiram escrever um livro, cujo título é “Playing to Win: How Strategy Really Works”, que servirá de base para a realização desta investigação, e que mostra como os líderes das organizações podem orientar as suas ações do dia a dia tendo sempre em vista objetivos mais estratégicos e de longo prazo. Lafley e Martin estudaram e desenvolveram, então, uma metodologia chamada “Playing to Win”, baseada num conjunto de cinco escolhas estratégicas essenciais que, acreditam, que quando abordadas de forma integrada, qualquer organização tem fortes possibilidades de conseguir vencer a sua concorrência. Essas questões são as seguintes: “Qual é a nossa aspiração vencedora?”, “Onde vamos jogar?”, “Como vamos vencer?”, “Que capacidades devemos ter para vencer?” e “Que sistemas de gestão são necessários para apoiar as nossas escolhas?”. Note-se que o termo “jogar”, no contexto da gestão, significa aqui, gerir. Esta investigação foi realizada utilizando o método Caso de Estudo. Ao longo da mesma estudámos a metodologia Playing to Win e aplicámos estas cinco questões estratégicas à empresa Nors, com o objetivo de perceber se esta metodologia poderia ser útil para a organização em causa. Verificou-se, com o presente estudo, que a metodologia pode ser aplicada à empresa Nors, numa abordagem de otimização de processos, e que uma vez implementada pode trazer várias vantagens, do ponto de vista estratégico à organização. A adoção do modelo vai possibilitar a um maior acesso à informação, melhorando as discussões com os gestores, e irá permitir à organização ser mais ágil e responder de uma forma mais eficaz às alterações do meio envolvente.
Data do prémio | 29 jul. 2024 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Luís Marques (Supervisor) |
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- Playing to win
- Estratégia
- Vantagem competitiva
- Concorrência
Estudo de aplicação da metodologia playing to win: estudo de caso: Nors
Almeida, H. J. R. D. (Aluno). 29 jul. 2024
Tese do aluno