Estudo sobre a prevalência de fatores de risco na doença cardiovascular numa amostra de adultos da região de Lisboa

• Elisete Guerreiro Duarte (Aluno)

A doença cardiovascular é um grave problema de saúde pública, sendo considerada a principal causa de morte em Portugal e no mundo. Os objetivos deste estudo foram: 1) estimar a prevalência dos principais fatores de risco cardiovascular (hipertensão, diabetes mellitus, dislipidémia, entre outros); 2) estimar o risco absoluto de sofrer eventos cardiovasculares fatais e o risco relativo (SCORE); 3) avaliar a perceção, tratamento e controlo da diabetes, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, e hipertensão. Este estudo foi realizado numa amostra de 349 indivíduos de ambos os géneros, entre os 18 e os 79 anos. Os dados recolhidos foram obtidos através de uma colheita de sangue venoso, de um exame físico e de um questionário. Para o tratamento estatístico recorreu-se ao programa SPSS versão 20.0. Do total da amostra, as prevalências obtidas foram as seguintes: excesso de peso/obesidade (63,6%); dieta inadequada (63%); hipertensão (47,9%); sedentarismo (47,6%); hábitos tabágicos (24,9%); antecedentes familiares de doença cardiovascular prematura (18,6%); hipercolesterolemia (18,1%); hipertrigliceridemia (13,5%); consumo excessivo de álcool (11,7%) e diabetes (10%). Na estimativa do risco absoluto foi possível aferir o efeito cardioprotetor do colesterol HDL. A determinação do risco relativo permitiu identificar 46% dos indivíduos com um risco≥2. A perceção, tratamento e controlo dos fatores de risco foi de 8,9%, 85,7% e 50% na diabetes; 40,1%, 45,8% e 56,7% na hipercolesterolemia; 6,3%, 23,6% e 52,9% na hipertrigliceridemia e 38,1%, 77,8% e 43,1% na hipertensão. A identificação dos fatores de risco constitui uma medida crucial para que seja possível atuar adequadamente e reduzir o risco de doença cardiovascular.
Data do prémio2012
SupervisorMafalda Bourdon (Supervisor) & Ana Filipa Vale (Co-Orientador)

• Doença cardiovascular
  • Fatores de risco cardiovascular