Estudo transversal da anatomia endodôntica de pré-molares e molares inferiores por meio de CBCT

• Tiago André Leal Ferreira (Aluno)

Introdução: O conhecimento da anatomia do sistema dos canais radiculares é importante para um correto diagnóstico e planeamento do tratamento, influenciando no seu nível de sucesso. Existem variações anatómicas para cada tipo de dente, sendo de salientar que a morfologia da raiz e do canal varia muito entre as populações, dentro das populações e mesmo dentro do mesmo indivíduo. Objetivos: Análise descritiva da anatomia dentária interna de pré-molares e molares mandibulares de uma população, com recurso ao uso de tomografias computadorizadas de feixe cónico procedentes do banco de dados da Clínica da FMDUCP. Materiais e Métodos: Foram selecionadas imagens tomográficas nas quais se encontrassem em boca os dentes pré-molares e molares inferiores. As imagens incluídas no estudo foram correlacionadas de acordo com a classificação de Vertucci e analisada a prevalência de raízes e canais extras, molares com canais em forma de C, presença de Radix entomolaris e paramolaris. Foi realizada uma análise descritiva, dos tipos de dentes avaliados e das características acima citadas de cada grupo de dentes.
Resultados: Numa amostra de 40 CBCTs, foram analisados 151 dentes. A maioria dos 1ºs e 2ºs pré-molares apresentavam só um canal e maioritariamente com uma morfologia do tipo I de Vertucci; Os 1ºs e 2ºs molares apresentaram na sua maioria 3 canais, tipo IV segundo a classificação de Vertucci na raiz mesial e na raiz distal tipo I; Os 3ºs molares a maioria apresentou 3 canais com uma morfologia canalar da raiz mesial tipo II de Vertucci e na raiz distal todos os dentes eram tipo I de Vertucci. A incidência de dentes C-Shaped nos primeiros e segundos pré-molares foi igual sendo que os segundos molares mandibulares apresentaram a maior incidência desta variação. Não foi possível observar a presença de Radix Entomolaris e Paramolaris. Conclusões: O conhecimento adequado da anatomia canalar é muito importante para o sucesso do tratamento endodôntico. O medico dentista deve estar ciente da complexidade da anatomia do canal radicular usando os meios de diagnostico mais recentes e confiáveis para alcançar resultados de tratamento mais fidedignos e favoráveis.
Data do prémio22 jul 2021
SupervisorCacio Moura-Netto (Supervisor) & Rita Noites (Co-Orientador)

• CBCT
  • Anatomia