Ethical branding as competitive advantage how fashion brands build consumer loyalty and trust
: the Patagonia case

  • Paulina Marie Greiffenberg (Aluno)

Tese do aluno: Dissertação de mestrado

Resumo

Esta tese analisa, tendo como exemplo o caso da Patagonia, como o branding ético na moda pode ser uma vantagem competitiva, ao aumentar a confiança e a lealdade dos clientes. Diante da crescente procura por sustentabilidade, a indústria da moda é desafiada a adotar um compromisso que vai para além de uma mera produção ecológica. Por meio de uma investigação qualitativa, três questões de investigação foram abordadas: “Marcas como a Patagonia, como concebem e implementam estratégias de branding éticas?”, “Como campanhas focadas na produção ética posicionam marcas como líderes em sustentabilidade?” e” Como estratégias de marketing sustentáveis promovem diferenciação e lealdade do consumidor?”. A revisão da literatura e entrevistas com especialistas e consumidores destacaram três pilares de uma marca ética bem-sucedida: transparência, narração de histórias e envolvimento da comunidade. Transparência é crucial para conquistar confiança, comunicando abertamente valores e desafios da empresa. A narração de histórias, exemplificada pela campanha “Don't Buy This Jacket”, cria conexão emocional ao alinhar valores da marca aos dos consumidores. Já iniciativas comunitárias, como o programa Worn Wear, fortalecem a lealdade ao envolver clientes em ações sustentáveis. A abordagem da Patagonia demonstra que integrar sustentabilidade nos atributos da marca não só diferencia a empresa, como também inspira um relacionamento duradouro com os consumidores, posicionando-a como líder em práticas éticas e responsáveis.
Data do prémio30 jan. 2025
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNuno Moreira da Cruz (Supervisor)

Keywords

  • Branding ético
  • Sustentabilidade
  • Indústria da moda
  • Patagónia

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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