Even if it will upset me, I would want to know
: climate change and health messages framing effects on information avoidance and intention to reduce meat consumption

  • Sophie Azita Kloever (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Apesar da crescente evidência científica de que a crise climática exige atenção e acção, apresentar informação sobre as alterações climáticas tem tido efeitos irónicos, induzindo por vezes mudanças de atitude e induzindo por vezes as pessoas a rejeitar tal informação. Devido aos efeitos negativos irónicos, foi levantada a hipótese de que o enquadramento de uma mensagem sobre os riscos do consumo de carne vermelha como uma questão de mudança climática, aumentaria a evasão de informação e diminuiria a intenção de reduzir o consumo de carne (Lu, McComas & Besley, 2017). Além disso, previa-se que os recursos interpessoais funcionassem como um moderador positivo, atenuando o efeito de enquadramento de mensagens tanto na prevenção de informação como na intenção de reduzir o consumo de carne vermelha (Sheppard & Howell, 2014). 209 participantes de uma amostra portuguesa e não portuguesa, preencheram um inquérito baseado na web com um desenho experimental, sendo aleatoriamente atribuídos quer a condições de controlo, alterações climáticas ou saúde. As medidas do inquérito incluíram as suas atitudes e perceção do risco das alterações climáticas e do consumo de carne vermelha, exposição aos eventos das alterações climáticas e perceção do apoio social, informação sobre as alterações climáticas e prevenção de informação sanitária e intenções de reduzir o consumo de carne. Os resultados não mostraram efeitos de enquadramento de mensagens nem efeito moderador do apoio social. Outras análises exploratórias revelaram que as atitudes em relação ao consumo de carne serviram como preditor negativo da intenção de reduzir o consumo de carne vermelha; enquanto a perceção do risco das alterações climáticas foi considerada como um preditor negativo da prevenção da informação sobre as alterações climáticas, particularmente na amostra portuguesa. As conclusões apresentam implicações preliminares para a comunicação sobre as alterações climáticas, nomeadamente a necessidade de aumentar a consciência do risco como uma forma potencial de diminuir a evasão de informação.
Data do prémio11 fev 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorRui Gaspar (Supervisor)

Keywords

  • Enquadramento de mensagens
  • Alterações climáticas
  • Perceção do risco
  • Consumo de carne vermelha
  • Comunicação sobre as alterações climáticas

Designação

  • Mestrado em Psicologia na Gestão e Economia

Citação

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