O presente trabalho de investigação teve como objetivo principal identificar como têm evoluído as práticas de Gestão de Recursos Humanos (GRH) na Unicer, nomeadamente as que têm impacto sobre a formação e desenvolvimento. Para este efeito, teve-se em conta as perceções dos intervenientes neste processo, os profissionais de GRH e as chefias da organização, articuladas com a análise das práticas em uso e confrontadas com os conhecimentos disponibilizados pela literatura neste domínio. A investigação seguiu a metodologia de estudo de caso, teve uma abordagem de cariz qualitativo, com recurso às técnicas da entrevista, observação e análise documental. De acordo com a Society for Human Resource Management (2015) a GRH das organizações tem vindo a planear profundas alterações para que possam ter um papel cada vez mais estratégico e orientado para o negócio. Face a esta relevância, tem sido necessária a implementação e a evolução de práticas de GRH adaptando-as às necessidades do contexto e aos desafios que o negócio solicita (Farouk et al, 2016). Os resultados obtidos neste estudo demonstram a importância dos intervenientes para a evolução das práticas de GRH, nomeadamente: necessidade da evolução e rentabilização dos recursos tecnológicos e humanos; atualização e promoção de boas práticas e partilha de informação a todos os intervenientes. Finalizou-se este trabalho com a apresentação de ilações práticas para a organização em estudo com o intuito de se fazer face às sugestões de melhoria realçadas pelos participantes, maximizando-as e tornando-as úteis para a Unicer.
Data do prémio | 30 nov. 2016 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Camilo Valverde (Supervisor) |
---|
- Evolução das práticas de GRH
- Processos de formação e desenvolvimento
- Protagonismos na operacionalização das práticas de GRH
- Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Evolução das práticas de gestão de recursos humanos com impacto nos processos de formação e desenvolvimento : estudo de caso na Unicer
Pereira , L. L. (Aluno). 30 nov. 2016
Tese do aluno