Exchange rate prediction using changes in commodity prices

• Francisco Manuel Aniceto da Silva Ferrari Lampreia (Aluno)

Esta tese tem como objetivo analisar efeito de variações no preço de commodities em taxas de câmbio, e testar se são úteis para prever taxas de câmbio de varias divisas contra o dólar americano. Eu comparo a performance de previsão de modelos que usam preços de commodities com um modelo de random walk, e analiso qual performa melhor, analiso também um modelo de fundamentais económicos. Esta análise é feita in-sample e out-of-sample. Os meus resultados são positivos, uma vez que todos os modelos performam melhor que o modelo de random walk para a maioria dos países testados. Também se conclui que um modelo que use apenas preços de commodities tem a melhor performance out-of-sample. Um resultado inesperado é que, nesta tese, o modelo de fundamentais económicos performa melhor que o modelo de random walk, embora pesquisa anterior sugira que não existe nenhuma relação entre fundamentais económicos e taxas de câmbio.
Data do prémio15 out. 2020
SupervisorIvan Alfaro (Supervisor)