Como resultado da globalização, avanços na área da tecnologia e problemas económicos, as empresas devem estar em constante adaptação relativamente aos desafios dos mercados. O sector de hotelaria é especialmente susceptível a riscos externos, sendo que as empresas encontraram na expansão internacional uma das formas mais sustentáveis para gerar receita. Para tal, foi necessário o desenvolvimento de uma abordagem que permitisse a expansão sem a necessidade de investir grandes somas de capital. A estratégia de activos-básicos nasceu desta necessidade, desafiando as empresas a transformarem os seus portfólios, constituídos maioritariamente por propriedades, em contractos de gestão. O Grupo Pestana é o maior grupo de hotelaria português. Começou como uma empresa familiar que detinha apenas um hotel, no Funchal, e no espaço de 40 anos expandiu-se para 16 países, gerindo actualmente mais de 80 unidades hoteleiras. O objectivo desta tese é proporcionar a compreensão das estratégias de expansão no sector hoteleiro, determinando os benefícios e limitações gerados por cada uma. Com especial enfase no caso-estudo do Grupo Pestana, foi feita a análise do desempenho da empresa actual e no caso da adopção da estratégia de activos-básicos. Depois, foi necessário comparar estes resultados com os de outras empresas presentes no mesmo mercado de modo a compreender a capacidade competitiva e de adaptação da empresa. Este estudo foi desenvolvido de forma sequencial: definição do problema, estudo da empresa e do mercado, definição das estratégias de expansão, recolha de dados e análise dos resultados.
Data do prémio | 11 mai. 2016 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Rute Xavier (Supervisor) |
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Expansion strategy under the asset-light strategy: the case of international expansion of Pestana Group
Seidenstricker, C. L. (Aluno). 11 mai. 2016
Tese do aluno