Expectativas dos familiares de doentes oncológicos em fase terminal, face ao internamento numa unidade de cuidados paliativos

• Cátia Isabel França Jorge (Aluno)

Introdução: O diagnóstico de cancro altera as dinâmicas familiares, influenciando não só o doente, mas também a família. À medida que a doença vai evoluindo o doente pode desenvolver diversos sintomas, sendo por vezes necessário o seu internamento. O familiar tem muitas vezes um papel quase exclusivo no cuidar, podendo sofrer de sobrecarga. O bem-estar do doente influencia o bem-estar da família. Do mesmo modo,os problemas sentidos pelos familiares refletem-se no doente diminuindo a qualidadede vida de ambos. Para se prestarem cuidados de qualidade ao binómio doente-família,é fulcral identificar quais as expetativas dos familiares face ao internamento, de modo aque possam sentir que as suas necessidades são compreendidas e satisfeitas.Metodologia: O estudo será qualitativo. Segundo a tipologia de Burkett será um estudoexploratório, transversal e observacional. O Instrumento de colheita de dados será umguião e a recolha de dados será realizada através de uma entrevista semiestruturada.Posteriormente será realizada a análise de conteúdo para processamento dos dados.Limitações: Os dados obtidos não serem significativos para outras realidades; a amostraser reduzida, pois os familiares dos doentes que fiquem em agonia ou morram sãoeliminados do estudo; que o tempo para a realização do estudo não permita a saturaçãodos dados.Finalidade: Planear cuidados em função das expetativas dos familiares de doentes emfase terminal, num contexto de internamento numa Unidade de Cuidados Paliativos,tendo como intuito a melhoria da qualidade de vida do doente e sua família, elaborando um plano de cuidados centrado nas prioridades e necessidades do doente, mas também da família nesta fase final de vida Implicações esperadas: Não há implicações expectáveis para nenhuma das partes.Todos os recursos serão suportados pelo investigador, não havendo qualquer tipo de financiamento externo, apenas apoio do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.
Data do prémio9 set 2021
SupervisorPatrícia Coelho (Supervisor)