Exploração de carreira e sucesso académico no 2º Ciclo do Ensino Básico
: associações e efeitos de medidas de suporte à aprendizagem

  • Carla Sofia de Neiva Oliveira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

É desde a infância que o indivíduo, em contacto com diversos contextos de vida e agentes, constrói representações sobre o futuro a nível pessoal, académico e profissional. Numa sociedade em desenvolvimento para a inclusão, são necessários estudos que analisem a relação entre a exploração de carreira e o sucesso académico desde a infância e explorem variações entre indivíduos que usufruem ou não de medidas de suporte à aprendizagem. Este estudo procura analisar se a exploração de carreira e o sucesso académico se associam entre si e sofrem efeitos de usufruir ou não de medidas de suporte à aprendizagem. Participaram 203 pré­adolescentes do 2.º Ciclo do Ensino Básico, que responderam a medidas de exploração de carreira e envolvimento na escola. Sob consentimento, recolheram­se também as classificações escolares do 1.º período letivo, de cada participante. Foram efetuadas análises de estatística descritiva e inferencial. Encontraram­se correlações positivas e estatisticamente significativas entre a exploração de carreira e o envolvimento na escola e ainda diferenças estatisticamente significativas ao nível do rendimento académico entre alunos/as que usufruem de medidas de suporte à aprendizagem e alunos/as que não usufruem destas medidas. Importa prosseguir investigações futuras sobre o usufruto de medidas de suporte à aprendizagem e a relação entre processos de carreira e académicos. Entende­se a importância do papel do/a psicólogo/a da educação na promoção do desenvolvimento holístico dos/as alunos/as e da educação inclusiva, com necessidade da formação dos/as professores/as sobre medidas de suporte à aprendizagem.
Data do prémio8 fev. 2024
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorÍris M. Oliveira (Supervisor)

Keywords

  • Exploração de carreira
  • Sucesso académico
  • Infância
  • Pré-adolescência
  • Medidas de suporte à aprendizagem

Designação

  • Mestrado em Psicologia da Educação

Citação

'