Até à data, não há uma ideia clara do que torna uma organização atractiva para os estudantes universitários e as empresas estão a competir entre si para atrair os melhores talentos. Esta tese procura estabelecer uma melhor compreensão da atractividade organizacional através da incorporação do Modelo de Características do Trabalho e da Teoria da Atracção Simbólica. Especificamente, esta tese examina a influência do prestígio da empresa e dos benefícios de trabalho remoto na atractividade organizacional com base na atitude para com a empresa(atractividade geral) e na intenção comportamental para com a empresa (intenção de candidatura ao emprego).Para tal, foi realizado um estudo experimental com um design 2x2, replicando um cenário de candidatura a um emprego no mundo real entre 201 estudantes universitários. Como esperado, os resultados mostraram que o prestígio da empresa influenciou as atitudes e intenções comportamentais dos estudantes universitários em relação à empresa, enquanto que o trabalho remoto só teve influência na atitude em relação à empresa mas não na intenção comportamental. Além disso, inesperadamente, não houve preferência significativa por empresas que não oferecessem trabalho remoto em comparação com empresas de prestígio que não oferecessem trabalho remoto.As empresas devem concentrar-se na forma como são percecionadas por estudantes notáveis e desenvolver estratégias para se tornarem mais prestigiadas. Por último, devem avaliar como podem incorporar opções de trabalho remoto para aumentar a sua atractividade organizacional.
Data do prémio | 3 mai. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Tatiana Marques (Supervisor) |
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- Atractividade organizacional
- Trabalho remoto
- Teletrabalho
- Prestígio da empresa
- Associações empresariais
Exploring the impact of company prestige and remote work on organizational attractiveness among university students
Grosser, S. (Aluno). 3 mai. 2023
Tese do aluno