A co-criação é uma abordagem inovadora, social e criativa que permite às marcas interagir diretamente com os seus consumidores através de diferentes métodos para criar produtos adequados com base nas necessidades dos consumidores. Esta abordagem de marketing pode gerar satisfação e lealdade sustentáveis. Nem todos os consumidores têm as mesmas necessidades. Por conseguinte, ao desenvolver uma estratégia de co-criação como marca, é crucial considerar que o resultado desejado também depende das características dos participantes. Esta investigação tem como objetivo sublinhar a importância da co-criação como método em si. Também fornecerá informações sobre a moderação da co-criação na satisfação da marca em função das características e dos aspectos sociodemográficos. Compreender o impacto das características específicas e demográficas dos consumidores na co-criação e na satisfação com a marca pode melhorar o desenvolvimento de métodos de co-criação para aumentar a satisfação de diferentes grupos alvo. Por conseguinte, foi realizado um inquérito quantitativo em linha com um teste de divisão A/B para testar o efeito da co-criação na satisfação com a marca, incluindo as variáveis moderadoras nomeadas. Ambos os grupos foram expostos a diferentes estímulos, com ou sem co-criação, desenvolvidos através de um grupo de discussão. Os resultados mostram que a co-criação tem um efeito significativamente forte na satisfação com a marca. A abertura às experiências é um traço caraterístico que reforça significativamente este efeito. Em contrapartida, a extroversão, a idade e o género não afectam significativamente esta relação.
Data do prémio | 25 jan. 2024 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Paulo Romeiro (Supervisor) |
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- Co-criação
- Satisfação com a marca
- Traços de personalidade
- Factores sócio-demográficos
- Bens de consumo embalados
- Extroversão
- Abertura à experiência
- Género
- Idade
Exploring the impact of consumer participation in co-creation on brand satisfaction
Preß, S. (Aluno). 25 jan. 2024
Tese do aluno