Exploring the many sides of environmental engagement and how they relate to personality and socio-political views

• Ahmed Amine El Azhary (Aluno)

Objetivo: esta dissertação visa obter uma melhor compreensão do conceito de Enviremental Engaement e como este é influenciado pelas perspetivas de Personalidade e Sócio-Políticas. Configurações: o conjunto de dados usado para este estudo foi coletado por meio de uma pesquisa autoadministrada distribuída online em abril de 2021.
Participantes: 140 participantes participaram da pesquisa
Medidas: o questionário continha sete seções diferentes divididas da seguinte forma: "Demografia", "Atitudes em relação à ciência", "Cinco grandes traços de personalidade", "Orientação sócio-política", "Endosso de sustentabilidade", "Endosso de ecologia" e "Sustentável e comportamentos ambientais. ”
Resultados: o envolvimento com o meio ambiente está vinculado a níveis mais elevados de "Amabilidade", "Abertura", "Consciência" e "Neuroticismo", embora nenhuma relação significativa tenha sido observada com "Extroversão". Ideologias de direita e com pronunciado autoritarismo tendem a mostrar menos consideração pela natureza devido ao seu apoio a políticas individualistas de promoção do capitalismo e políticas econômicas liberais com pouca atenção às consequências ambientais de tais políticas. O engajamento ambiental é geralmente associado a uma forte crença na ciência. Aqueles que apresentam essa característica são mais propensos a aceitar e conhecer os argumentos científicos e, assim, estar mais dispostos a se engajar e apoiar ações ambientais. Esses resultados sugerem que as visões sócio-políticas são os melhores determinantes do engajamento ambiental em comparação com a personalidade. Uma análise fatorial confirmatória indica um processo de mediação parcial por meio de visões sócio-políticas em relação ao Envolvimento Ambiental com a personalidade, ainda tendo alguns efeitos diretos sobre a variável de interesse.
Conclusão: Tratar o Envolvimento Ambiental como uma questão politicamente polarizada apenas atrasa a ação coletiva necessária para lidar com a questão.
Data do prémio19 out 2021
SupervisorSérgio Paulo Moreira (Supervisor)

• Mestrado em Gestão e Administração de Empresas