As empresas que compreendem as redes sociais como um canal privilegiado para a venda, ouvir e receber realimentação constante tem a possibilidade de se expandir para além dos limites da empresa tradicional. As redes sociais são então uma forma de desenvolver o negócio, assim como um estilo de vida para as empresas modernas. No entanto, pouca investigação tem sido feita sobre a melhor forma de transformar as audiências de redes sociais em clientes fiéis. Esta dissertação tem como objetivo investigar o potencial do Facebook, uma das redes sociais mais utilizadas, tambem compreender os comportamentos de compras on-line enquanto ferramentas de segmentação para a indústria do vestuário no canal de e-tailing. Os seus resultados devem ajudar este tipo de empresas a compreender melhor os segmentos de clientes que surgem a partir de audiências em páginas de Facebook. Em dezembro de 2015 foi lançado um questionário na página de Facebook duma empresa de vestuário na Colômbia, que reuniu 233 respostas válidas. Esta empresa tem operado on-line desde há cinco anos e foi fundada há douce anos, sendo especializada em vestuário de luxo swimwear feminino. A mesma têm-se expandido para o mercado masculino e infantil assim como para as categorias de roupa de desporto e acessórios. Os objetivos do questionário foram avaliar o comportamento os utilizadores no Facebook e de compra on-line, assim como as suas motivações subjacentes. Pretendeu-se ainda identificar grupos distintos de consumidores. Uma análise de clusters em duas etapas resultou na identificação de quatro grupos distintos de consumidores, em termos socio-demográficos e psicológicos: os felizmente casados com a marca, os que não são clientes e são pouco interesados (Resignados), os compradores resbaladizos frequentes que não são clientes e finalmente os cazadores de ofertas. Reconhecer os diferentes segmentos dentro duma audencia maior pode ajudar os profisionais do mercadeo na hora de compreender os consumidores como individuos que fazem parte de um grupo com carateristicas específicas através das quais as empresas podem comunicarse e interatuar com elas.
Data do prémio | 12 mai. 2016 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Ana Isabel de Almeida Costa (Supervisor) |
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- Redes sociais (SNSs)
- Conglomerados (clusters)
- Vestuário
- Colômbia
- Segmentação
Facebook and online-shopping patterns as segmentation tools for the apparel e-tailing industry
Jaramillo Echeverri, M. D. M. (Aluno). 12 mai. 2016
Tese do aluno