Factores que promovem o desempenho escolar em pessoas com limitação visual
: o papel da imagem corporal, auto-estima e auto-conceito

• Susana Gonçalves Mota (Aluno)

O aluno com limitação visual é confrontado com diversas dificuldades no seu quotidiano e desafios ao seu desenvolvimento e a aprendizagem em contexto escolar. No presente trabalho, centramo-nos no contexto escolar, no sentido de perceber o efeito de variáveis psicológicas, nomeadamente auto-conceito, auto-estima e imagem corporal, junto deste grupo. Os estudos sugerem que os alunos com limitação visual obtêm sucesso académico e aquisição de conhecimentos, quando incluídos na escola inclusiva e usufruindo dos recursos disponíveis. O mesmo se verifica relativamente à auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Os alunos com limitações visuais apresentam, geralmente, bons níveis de auto-estima, auto-conceito e imagem corporal. Assim, este estudo pretende analisar, no nosso contexto, se a imagem corporal, a auto-estima e auto-conceito se relacionam com o desempenho escolar do aluno com limitação visual. A amostra é constituída por 21 alunos, entre os 12 e 18 anos, sendo 12 do género masculino e 9 do género feminino. Os resultados permitem concluir que existe uma relação positiva entre o auto-conceito e o desempenho escolar dos alunos com limitações visuais, ou seja, quanto maior a auto-estima e auto-conceito, maior a possibilidade de sucesso escolar.
Data do prémio6 fev 2013
SupervisorPaulo César Dias (Supervisor)

• Limitação visual
  • Auto-estima