Os Chatbots são um programa de computador infundido com inteligência artificial em rápido desenvolvimento e que pode ser utilizada em vários serviços, tais como o processo de recrutamento. Contudo, pouco se sabe sobre a forma exata como os chatbots podem afetar a experiência do utilizador no caso dos candidatos. Existem várias lacunas que justificam uma investigação mais aprofundada neste domínio. Este documento visa examinar os efeitos da facilidade de utilização, utilidade, presença social, confiança e prazer na atitude do utilizador, satisfação e credibilidade do recrutador na interação entre candidatos e recrutadores, utilizando um chatbot de recrutamento. Os resultados deste estudo sugerem que a confiança e o prazer são os principais motores da utilização de um chatbot. Os resultados mostram também que a atitude medeia a relação entre confiança e o prazer, por um lado, e a satisfação e ambas as dimensões da credibilidade (confiança e atratividade), por outro.
Data do prémio | 3 nov. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maher Georges Elmashhara (Supervisor) & Susana Silva (Co-Orientador) |
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- Processo de recrutamento
- Chatbot
- Facilidade de utilização
- Usabilidade
- Presença sociável
- Confiança
- Divertimento
- Atitude relativamente a chatbots
- Satisfação
- Credibilidade do recrutador
Factors influencing interactions with recruitment chatbots
Rodelo Diaz, D. C. (Aluno). 3 nov. 2023
Tese do aluno