Com a evolução dos processos de recrutamento, a introdução de tecnologias providas de inteligência artificial, como por exemplo os chatbots, surge como um caminho natural. Esta dissertação tem como propósito estudar o efeito da facilidade de utilização, usabilidade, presença sociável, confiança e divertimento sobre a atitude dos utilizadores em relação aos chatbots. Adicionalmente, o efeito mediador da atitude entre estes fatores e a satisfação e credibilidade do recrutador foi também estudado. Foi desenvolvido um chatbot com o propósito de simular um processo de recrutamento de uma cadeia de restaurantes de fastfood. Para avaliar a interação dos participantes com o chatbot, um formulário foi desenvolvido, tendo obtido um total de 155 respostas. As hipóteses propostas foram testadas com o algoritmo PLS-SEM. Os resultados revelaram que a facilidade de utilização e o divertimento têm um efeito significante sobre a atitude em relação ao chatbot. Além disso, também demonstraram que a atitude dos utilizadores tem um papel mediador entre facilidade de utilização e o divertimento, por um lado, e a satisfação e a credibilidade do recrutador, por outro. O efeito da usabilidade, da presença sociável e da confiança revelou ser insignificante ao nível dos chatbots de recrutamento. Com base nas conclusões, discute-se a contribuição para a teoria e são dadas implicações de gestão sobre como melhorar o processo de recrutamento e torná-lo mais suave e eficaz, tornando os chatbots de recrutamento fáceis de utilizar e agradáveis.
Data do prémio | 14 out. 2022 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Maher Georges Elmashhara (Supervisor) & Susana Silva (Co-Orientador) |
---|
- Processo de recrutamento
- Chatbot
- Facilidade de utilização
- Usabilidade
- Presença sociável
- Confiança
- Divertimento
- Atitude relativamente a chatbots
- Satisfação
- Credibilidade do recrutador
Factors influencing user attitude and satisfaction towards recruitment chatbots
Paes, M. S. (Aluno). 14 out. 2022
Tese do aluno