Fashioning the future
: can AI-enabled fashion rental platforms drive sector disruption?

Título traduzido da tese: Fashioning the future: poderão as plataformas de aluguer de moda com recurso à IA impulsionar a disrupção do sector?
  • Rosalie Rosenthal (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O modelo de aluguer de moda visa atrair clientes, oferecendo possibilidades de experimentar com estilos, ao mesmo tempo que consome de forma sustentável. Como as empresas de aluguer de moda não têm sucesso generalizado, as empresas estão à procura de maneiras de cativar potenciais clientes. A inteligência artificial gerativa no mercado da moda ganhou atenção nos últimos tempos, e as empresas estão a tentar aproveitar os seus recursos para oferecer aos seus clientes uma experiência avançada. Esta tese explora o impacto transformador da IA no sector do aluguer de moda, concentrando-se na sua capacidade de remodelar as atitudes dos consumidores e potencialmente impulsionar a ruptura do sector. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre aluguer de moda, IA, difusão da inovação, vantagens do primeiro movimento e intenção de adoção do consumidor para obtenção de dados secundários. Os dados primários foram coletados através de entrevistas com especialistas e de uma pesquisa. Finalmente, os dados secundários e primários foram triangulados, e possíveis cenários futuros foram criados. Os resultados revelaram que a adopção em massa provavelmente não será alcançada através da integração da IA na jornada do cliente, sem que as funcionalidades de IA conduzam a uma perturbação do sector. No entanto, existe um grupo-alvo que está disposto a aumentar a sua disponibilidade para adoptar uma plataforma habilitada para IA quando lhe for apresentada. Oferecer às empresas a oportunidade de se concentrarem na expansão de um nicho de mercado já existente em que o próprio modelo de negócio é aceite pelos consumidores.
Data do prémio2 mai. 2024
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPeter V. Rajsingh (Supervisor)

Keywords

  • Aluguer de moda
  • Inteligência artificial
  • Adoção pelo consumidor
  • Moda digital
  • Inovações na moda

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'