Fatores de decisão na adesão às soluções de mobilidade urbana

• Ana Beatriz Osório Silva (Aluno)

O fenómeno da mobilidade tem ganho expressão no que toca às implicações na sustentabilidade das cidades modernas. Para desenvolver serviços mais adequados às necessidades dos utilizadores e refinar os serviços de transporte, é necessário averiguar as preferências sobre as caraterísticas dos veículos existentes. Para tal, foi proposta a seguinte questão de investigação: “Qual o perfil da geração Z na mobilidade urbana na área metropolitana do Porto?”. O presente estudo procura dar resposta a qual o perfil deste utilizador no que toca às suas preferências nos meios de transporte diários adotados. Foram então definidos como objetivos a identificação dos atributos e motivações valorizados e a sua consequente classificação em cada opção de mobilidade. A literatura identificou como atributos mais expressivos a comodidade, os gastos, a rapidez, a segurança, a fiabilidade, a tecnologia e a acessibilidade, e quanto às motivações, a sustentabilidade, o entretenimento e o apoio governamental. Para responder à questão de investigação proposta, procedeu-se um estudo de natureza quantitativa com o auxílio de um questionário, e qualitativa através de entrevistas. Os resultados obtidos ilustram uma preferência por transportes tendo a comodidade como atributo e, como única motivação relevante, a sustentabilidade. Quanto aos serviços de ride hailing, a preferência recai sobre a rapidez. Após as conclusões retiradas, é possível saber que áreas devem ser mais reforçadas por parte das entidades governamentais e empresas de transporte, tendo em conta as preferências verificadas.
Data do prémio14 jul 2022
SupervisorJorge Julião (Supervisor) & Marcelo Gaspar (Co-Orientador)

• Transportes diários
  • Adesão aos transportes