Fatores de risco associados ao desenvolvimento das perturbações do comportamento alimentar em homens
: uma revisão sistemática da literatura

• João Pedro Reis de Carvalho (Aluno)

Objetivo: Identificar fatores de risco associados ao desenvolvimento das perturbações do comportamento alimentar em homens Método: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura de acordo com as normas do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) (Moher et al., 2009; cf., http://www.prisma-statement.org/). Para tal, foi concretizada uma questão de investigação, de acordo com o método Participants, Interventions, Comparisons, Outcomes, Study design (PICOS) (Donato & Donato, 2019; Moher et al., 2009). Foram consideradas as seguintes bases de dados: PubMed, PsyArticle e Psychology and Behavioral Sciences Collection. Resultados: Foram incluídos na RS 8 estudos com um total de 3278 participantes, dos quais 1351 homens, variando o tamanho da amostra entre 10 e 1502 participantes. Discussão: Esta RS respondeu ao objetivo proposto, identificando FR relativos aos homens. Semelhante às mulheres, a etiologia das PCA é de natureza multifatorial no entanto é essencial a consciencialização que alguns FR são mais específicos do género. Os estudos incluídos na RS apresentam uma homogeneidade e concordância em relação à etiologia das PCA nos homens.
Data do prémio3 jun. 2022
SupervisorBárbara César Machado (Supervisor)

• Perturbações do comportamento alimentar em homens
  • Fatores de risco