O objetivo principal deste estudo foi aferir as características que mais contribuem para o sucesso de um jogo nas plataformas streaming, na perspetiva dos viewers do videojogo League of Legends. Paralelamente, pretendia-se aferir qual a perceção de pessoas que assistem a jogos emitidos em plataformas de streaming (viewers), como o caso do LOL e aferir as razões que contribuem para que as pessoas assistam os streamers jogar. O método adotado para melhor compreender estas motivações foi um método de cariz quantitativo. Tratou-se, pois, de um estudo descritivo e exploratório, onde participaram 67 indivíduos. Os resultados obtidos - numa amostra em que a maioria dos inquiridos é do género masculino, jovem, conhece e costuma jogar o LOL, bem como costuma assistir a videojogos em live streaming. Concluiu-se que o consumo de videojogos não tem um impacto positivo sobre a atitude em relação ao streaming de LOL nem sobre a intenção de continuar a assistir a live streams de LOL. No entanto, as características dos live streamers influenciam positivamente a atitude face ao streaming de LOL, mas não afetaram positivamente a intenção de continuar a assistir as mesmas streams. Ao nível dos aspetos estéticos do jogo e em termos de jogabilidade intrínseca, não foram obtidos dados que comprovem que exista impacto positivo sobre a atitude ou a intenção de continuar a assistir a live streams de LOL. Relativamente à comunicação e interação social, foi possível denotar um impacto positivo sobre a intenção de continuar a assistir a streams de LOL. Por fim, face à atitude ao live streaming, este teve o maior impacto positivo sobre a intenção de continuar a assistir a streams de LOL.
Data do prémio | 29 mar. 2022 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Susana Silva (Supervisor) & Carla Martins (Co-Orientador) |
---|
- Videojogos
- Streaming
- Live streaming
- Motivações para assistir streamers
Fatores de sucesso de um jogo nas plataformas streaming: o caso do jogo league of legends
Alves, P. J. D. S. (Aluno). 29 mar. 2022
Tese do aluno