Fatores promotores e barreiras na transferência do conhecimento tácito no contexto organizacional
: uma revisão sistemática da literatura

• Mónica Fonseca e Sousa (Aluno)

Com destaque na investigação de Michael Polanyi sobre o conceito de conhecimento, o campo científico inicia uma abordagem para a sua dimensão tácita. O conhecimento tácito pode explicar-se com recurso a diversas perspetivas, destacando-se os autores Grant (2007), Alwis e Hartmann (2008) e Maravilhas e Martins (2019), sendo que os últimos o definem como “o que é preservado na mente de alguém, e inclui factos, histórias, preconceitos e intuições” (Maravilhas e Martins, 2019). Definiu-se como objetivo da presente Revisão Sistemática de Literatura determinar os fatores promotores e as barreiras que influenciam a transferência do conhecimento tácito. Através da análise dos artigos encontraram-se evidências a nível individual e organizacional tanto para os fatores que promovem como para as barreiras que afetam este processo. Os resultados da análise permitiram concluir que ambientes que promovem a abertura e a transparência são mais eficazes na transferência de conhecimento tácito. Possibilitou, também, a conclusão de que relações baseadas em confiança e de altruísmo se tornam mobilizadores desta transferência, bem como certos tipos de métodos de treino, como o mentoring e coaching. Além disso, eliminar características conflituosas, como certos tipos de cultura organizacionais torna-se positivo para esta partilha.
Data do prémio9 jul. 2021
SupervisorMarisa Tavares (Supervisor) & Maria Isabel G. G. Castro Guimarães (Co-Orientador)

• Conhecimento tácito
  • Transferência de conhecimento tácito