Financial distress and corporate turnaround strategies
: an empirical analysis of 11 US industries

• Diogo Miguel Pacífico Ramalho (Aluno)

Nesta dissertação foi conduzida uma pesquisa e análise das estratégias de reestruturação corporativas para 11 indústrias dos EUA. A dissertação propõe analisar a eficácia das estratégias de reestruturação em cada setor, bem como de um modelo único que compreende todas as empresas de amostra e controla para especificidades de cada indústria. Portanto, um extenso estudo empírico que engloba 2.471 empresas em dificuldades financeiras, divididas entre 11 indústrias dos EUA por um período de tempo entre 2000 e 2018, foi considerado, abordando as estratégias de recuperação das mesmas durante o ano de stress financeiro e os dois anos após. As estratégias analisadas foram ações de reestruturação operacional, decisões de reestruturação financeira e considerações relativas aos ativos de cada empresa. Além disso, variáveis de contexto, como o tamanho da empresa, a performance anterior, a gravidade das dificuldades financeiras, e a capacidade financeira da empresa foram consideradas. Considerando a metodologia aplicada, foi realizada uma análise descritiva para cada setor, seguida de um conjunto de regressões logísticas aplicadas aos mesmos setores assim como ao modelo final. Os resultados obtidos mostraram que as ações de reestruturação operacional desempenham um papel crucial no processo de recuperação de cada empresa. Além disso, o estudo mostra que gestores de empresas norte-americanas, no período considerado, deram mais importância às ações de reestruturação financeira, apesar dos resultados demonstrarem o contrário.
Data do prémio28 jan 2021
SupervisorRicardo Ferreira Reis (Supervisor)

• Dificuldades financeiras
  • Restruturação financeira