FixeAds
: we enable transactions : international strategy OLX Portugal to Angola & Mozambique

  • Mariana Simões Athayde Banazol (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O site OLX é um serviço de classificados online que nasceu há sete anos em Nova York e Buenos Aires. Com a objetivo de se tornar numa referência mundial para plataformas de comércio eletrónico como o eBay ou a Amazon, penetrou rapidamente em vários mercados e está agora presente num total de 107 países e 42 línguas. A estratégia utilizada para o sucesso do site passa por “pensar global e agir local”, sendo que a integração do mesmo em países estrangeiros é feita através de empresas locais. Em Portugal, o OLX existe desde o ano passado e é gerida pela FixeAds , responsável por outros sites líderes no mercado nacional, como o Imovirtual e o Standvirtual. A empresa é especializada em serviços de internet e está presente no mercado desde 2004. Este caso de estudo tem como objetivo destacar a importância dos serviços de internet e do seu papel quando num processo de internacionalização . Para isso é então apresentado um panorama da empresa Portuguesa bem como a indústria de classificados online em Angola e Moçambique. Embora ambos os países estejam perante uma interessante viragem económica , a falta de acesso à internet, os seus custos associados extremamente elevados -­‐ especialmente em Angola – as taxas de desemprego e as desigualdades relativamente aos salários foram alguns dos contratempos encontrados. No entanto, a África Austral (SADC) mostra resultados promissores num contexto global e representa uma oportunidade evidente devido à imaturidade em que se encontra esta indústria. Finalmente, serão feitas algumas análises relativas à estratégia adoptada e sugeridas algumas interpretações importantes para a devida compreensão do caso de estudo.
Data do prémio2014
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNuno Cardeal (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'