Fixed costs impact on automobile industry before and after COVID

• Daniela Caetano Ferreira (Aluno)

A pandemia criada pelo Covid gerou inúmeras oportunidades para estudar a situação financeira das empresas. Este trabalho estuda o impacto dos custos fixos nas empresas do setor automóvel e os seus efeitos que se fizeram notar durante a pandemia. Para esta análise, primeiro olhámos para correlação das variáveis da amostra com as vendas por ano e de seguida por regiões. Foram criadas três regressões lineares múltiplas a fim de obter três perspetivas diferentes sobre a estrutura de custos, liquidez e lucros das empresas. Os resultados mostram que a indústria automóvel e a procura de carros estão altamente correlacionadas com os ciclos económicos globais e que os custos fixos afetam a capacidade das empresas de serem lucrativas e ter liquidez.
Data do prémio23 jan. 2023
SupervisorRicardo Reis (Supervisor)