O presente relatório foi realizado no âmbito das unidades curriculares Prática Profissional I e Prática Profissional II, inseridas no Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa – Porto. Está dividido em duas partes: a primeira tem como finalidade evidenciar as aprendizagens alcançadas ao longo da Prática Profissional (PP), nas áreas de instrumento-flauta transversal (M08) e classe de conjunto (M32), e a segunda parte contém toda a informação referente à implementação e avaliação do Projeto de Intervenção Pedagógica, designado: Flautitando: a fife e a flauta transversal. Um contributo metodológico para o ensino e aprendizagem da flauta transversal no Ensino Especializado de Música em Portugal. A prática profissional foi realizada durante o ano letivo 2021/2022, na Fundação Conservatório Regional de Gaia (FCRG), sob a orientação científica do Professor Doutor Gil Magalhães, e sob a orientação cooperante do Professor Adriano Sabença, titular da disciplina de flauta transversal da FCRG. A falta de motivação para o estudo individual da flauta transversal nas crianças foi a razão preponderante que levou à seleção desta problemática para objeto de estudo deste PIP. Com o propósito de mitigar esta realidade cada vez mais presente no ensino da flauta transversal, foi desenvolvido um método pedagógico intitulado Flautitando: a fife e a flauta transversal, destinado aos alunos de Iniciação Musical com a flauta fife, e aos alunos do 1.º grau do Curso Básico em Instrumento. Com este projeto, procurou-se investigar se as alunas da FCRG que utilizaram o método se sentiram mais motivadas para estudar flauta transversal em casa, por considerarem o método interessante, capaz de facilitar a aquisição das aprendizagens, de fomentar o seu gosto pela música e pelo instrumento, e se conseguiram aprender com mais facilidade e qualidade as aprendizagens essenciais da disciplina de flauta transversal. Este método pretende também ser um contributo de material pedagógico para o ensino de flauta, com origem nacional, em português, e com elementos característicos da música portuguesa, ao mesmo tempo que reúne em si as aprendizagens essenciais que os alunos de Iniciação e do 1.º grau devem adquirir. Participaram neste projeto 4 alunas, duas de Iniciação Musical e duas do 1.º grau, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. São alunas que frequentam a FCRG em regime articulado. A estratégia de investigação aplicada, enquadrada no domínio do school improvement mouvement, foi essencialmente de natureza qualitativa, e consistiu numa abordagem metodológica de aproximação à Investigação-ação (I-A). Como técnicas de recolha e produção de dados foram utilizados inquéritos por questionários, observação direta e participante, pesquisa documental, grelhas de observação, notas de campo registadas em diário de bordo pela investigadora, e entrevista semiestruturada. Privilegiou-se a análise estatística e a análise de conteúdo para analisar e interpretar os dados quantitativos e qualitativos recolhidos no decorrer da investigação. Os resultados obtidos revelaram que o método Flautitando: a fife e a flauta transversal em contexto de sala de aula contribuiu para um maior envolvimento por parte dos alunos, e que este contributo metodológico para o ensino de flauta transversal se assumiu como um impulsionador da motivação para o estudo individual e aumentou o interesse das participantes do projeto pela música e pelo instrumento.
Data do prémio | 27 jun. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | José Gil Pacheco Soares Magalhães (Supervisor) |
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- Ensino artístico especializado de música
- Flauta transversal
- Iniciação musical
- 1.º grau do curso básico em instrumento
- Flauta fife
- Mestrado em Ensino da Música
Flautitando: a fife e a flauta transversal. Um contributo metodológico para o ensino e aprendizagem da flauta transversal no ensino especializado de Música em Portugal
Santos, I. C. M. (Aluno). 27 jun. 2022
Tese do aluno