Food safety in the domestic environment

O principal objetivo deste estudo foi avaliar a importância da segurança alimentar em ambientes domésticos. A prevalência e identificação de bactérias de origem alimentar foi levada a cabo através da recolha de amostras em várias localizações de 15 casas, tais como maçanetas de portas, puxadores do frigorífico e máquina de lavar louça, botões de fogão, superfícies de preparação de alimentos, torneiras e toalhas de cozinha, bem como das patas de animais domésticos que usualmente têm acesso à área da cozinha, e ainda puxadores e torneiras de WC. Um questionário foi também preparado e efetuado ao responsável pelas tarefas domésticas de modo a avaliar a experiência em práticas de higiene alimentar. A deteção e quantificação de microrganismos de origem alimentar foram realizadas de acordo com os métodos descritos na International Standards Organization (ISO), resultando num total de 125 isolados de Enterobacteriaceae spp. (19 isolados de Salmonella spp., 46 de Escherichia coli e 60 de outras Enterobacteriaceae), 86 de Staphylococcus coagulase-positive, 5 de Listeria spp. e 13 de Escherichia coli. No entanto, nas 175 amostras analisadas não foi detetado Campylobacter spp.. A resistência aos antibióticos ampicilina, cloranfenicol, ciprofloxacina, gentamicina, ácido nalidíxico, tetraciclina, trimetropin e nitrofurantoína foi avaliada nos 3 grandes grupos dos 125 isolados de Enterobacteriaceae spp. (19 isolados de Salmonella spp., 46 de Escherichia coli e 60 de outras Enterobacteriaceae). Escherichia coli e Salmonella spp. demonstraram resistência à ampicilina, cloranfenicol, tetraciclina, ácido nalidíxico e nitrofurantoína, enquanto outras Enterobacteriaceae apresentaram resistência apenas à ampicilina, trimetropin e nitrofurantoína. Resistência múltipla aos antibióticos descritos ocorreu maioritariamente nos isolados de Escherichia coli mas também em isolados de Salmonella spp. e de outras Enterobacteriaceae; no entanto, todos os isolados mostraram sensibilidade a antibióticos de grande importância clínica, como as fluoroquinolonas e os aminoglicosídeos.
Data do prémio8 ago. 2012
SupervisorPaula Teixeira (Supervisor) & Joana Gabriela Laranjeira da Silva (Co-Orientador)

• Mestrado em Inovação Alimentar