Através da análise de um dilema prático de posicionamento da marca FORA Sunglasses, a presente dissertação proporciona uma visão global de conteúdos de marketing: identidade da marca, posicionamento de mercado, e a importância de ter uma marca forte aos olhos do consumidor. A FORA é uma marca portuguesa que produz óculos escuros vintage desde 2013. A sua identidade e posicionamento de mercado assentam no processo de produção dos óculos: um processo artesanal que decorre em Portugal, assegurando à marca alta qualidade e singularidade, algo que os seus administradores não estão dispostos a sacrificar. Existindo apenas uma fábrica de óculos em Portugal, que também serve outros clientes, poderá tornar-se difícil para a FORA preencher os requisitos de um aumento de procura e gerir tempos de resposta mais exigentes derivados da futura expansão. Assim, pretende-se estudar, através de pesquisa primária e secundária, se esta estratégia representa um valor acrescentado para o consumidor, sendo que sacrificá-la signiicaria uma perda para a marca que não compensa o aumento de competitividade do processo de produção. Os principais resultados mostraram que produzir noutro país não significaria uma grande perda para a marca, uma vez que só influenciaria as suas perceções de durabilidade. Contudo, se a FORA considerar o aumento da competitividade através da industrialização do processo, deve ter um cuidado adicional, dado que as perceções de qualidade, por exemplo, dependem deste, o que influencia indiretamente a intenção de compra dos consumidores.
Data do prémio | 22 jul. 2016 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Pedro Celeste (Supervisor) |
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FORA sunglasses: revision of the brand positioning strategy in light of future strategic goals
Matos, R. R. G. D. (Aluno). 22 jul. 2016
Tese do aluno