Forecasting the product return rate in the e-commerce context

  • Marta Filipa Pereira Reis (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O principal objetivo desta tese é compreender e analisar o impacto das devoluções de produtos nas perdas das empresas de comércio eletrónico. Para tal, foram utilizados dados de uma empresa de comércio eletrónico no sector da moda. As variáveis analisadas foram: taxa de devolução de produtos, prejuízos e lucros da empresa. Quanto maior a taxa de devolução de produtos, ou seja, a percentagem de produtos devolvidos, maiores são as perdas da empresa, ou seja, os custos que a empresa tem quando os seus clientes devolvem o produto que compraram. Por outro lado, quanto maiores são as perdas da empresa, menores serão os seus lucros. Existe um impacto significativo e uma relação entre os produtos devolvidos e as perdas da empresa. Assim sendo, as empresas de comércio eletrónico devem preocupar-se e efetuar um acompanhamento periódico, bem como desenvolver estratégias para reduzir a percentagem de produtos devolvidos, de modo a diminuir os prejuízos da empresa. Uma das formas de garantir o controlo e perceber o irá acontecer nos próximos meses é através da utilização de métodos de previsão. Com este objetivo, estudei e analisei quatro modelos de previsão: Filtro HP, Filtro MED, Modelo AR(1) e Modelo Theta. O Modelo Theta teve melhor desempenho, independentemente da variável em estudo. Assim, este modelo foi aplicado para efetuar a previsão mensal para o próximo ano. De acordo com os valores da previsão, concluímos que se a empresa não implementar nenhuma estratégia para garantir uma redução dos produtos devolvidos, então os lucros da empresa irão diminuir.
Data do prémio25 jan. 2024
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPedro Afonso Fernandes (Supervisor)

Keywords

  • Séries temporais
  • Modelos de previsão
  • Taxa de devolução de produtos
  • Comércio eletrónico
  • Prejuízos da empresa

Designação

  • Mestrado em Análise de Dados para Gestão

Citação

'