Esta investigação tem como objetivo investigar o potencial de uma intervenção baseada na regulação emocional para promover a capacidade de perdoar em contextos organizacionais. Com base em molduras teóricas de escrita expressiva e técnicas de reavaliação, este estudo avança a conceptualização do perdão para além dos entendimentos tradicionais focados em traço ou estado, para apresentar uma nova conceptualização que vê o perdão como uma competência que se pode desenvolver ao longo do tempo. A capacidade de base dos participantes para perdoar, abrangendo características como o perdão-traço, o autocontrolo e a auto-eficácia em perdoar, foi medida e comparada com o resultado pós-intervenção. Este estudo consistiu em três sessões de escrita expressiva ao longo de cinco dias e um follow-up após 18 dias. Os participantes foram selecionados aleatoriamente para uma de três condições: controlo, conhecimento do perdão + treino de competências do perdão, e treino de competências do perdão. Os resultados indicaram uma progressão não linear do perdão ao longo do tempo. O primeiro dia indicou o resultado mais elevado de perdão, que diminuiu acentuadamente no segundo dia e recuperou ligeiramente no terceiro dia. No follow-up, os resultados diferiram entre as condições, mas não recuperaram totalmente para os níveis iniciais. A capacidade de perdoar-traço e a auto-eficácia em perdoar desempenharam um papel significativo nos resultados do perdão. O estudo desafia as perceções tradicionais e analisa o perdão como uma competência, influenciada por traços, estratégias de regulação da emoção e fatores externos, criando uma base para estudos futuros neste domínio.
Data do prémio | 9 fev. 2024 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maria Francisca Saldanha (Supervisor) |
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- Perdão
- Regulação da emoção
- Escrita expressiva
- Reavaliação
- Transgressões interpessoais no trabalho
- Traço de perdão
- Autocontrolo
- Auto-eficácia do perdão
- Mestrado em Psicologia na Gestão e Economia
Forgiveness as a skill - emotion regulation in the workplace: enhancing forgiveness skill through expressive writing and reappraisal
Löwe, A. J. (Aluno). 9 fev. 2024
Tese do aluno