Formação em empresas
: opções e práticas no (des)encontro entre a formação técnica e a formação transversal

Tese do aluno

Resumo

Esta investigação procurou aumentar o conhecimento acerca das práticas de formação profissional, prestando particular atenção à articulação estabelecida entre a formação considerada transversal e a formação técnica em contexto empresarial. Esta investigação, de cariz qualitativo, foi conduzida através de entrevistas individuais a 15 diretores de recursos humanos ou responsáveis de formação, de empresas de diferentes sectores de atividade e áreas de negócio (saúde, transportes, hotelaria, farmacêutica, entre outras). Os dados foram organizados e analisados pelo recurso ao software NVivo10. Esta investigação tornou evidente, entre muitos outros aspetos, que a formação se relaciona com objetivos ao nível da organização, do desempenho e da carreira. Relativamente ao investimento em formação técnica e transversal, constata-se que, de uma forma geral, os objetivos dirigidos aos dois tipos de formação se revelam bastante diferenciados, sendo que a formação técnica surge muito associada ao desempenho profissional (saber-fazer), enquanto a formação transversal relaciona-se com a transferência/mobilização dos conhecimentos técnicos para um melhor desempenho profissional (saber-ser/estar). Neste sentido, as áreas de negócio que têm como atividade principal a produção apostam mais em formação técnica, sendo que a formação transversal revela-se uma mais-valia para as empresas cujo negócio está muito dependente do contacto direto com o público.
Data do prémio22 out. 2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoana Filipa Gonçalves Fernandes (Supervisor)

Keywords

  • Formação e desenvolvimento
  • Formação técnica
  • Formação transversal

Designação

  • Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos

Citação

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