O conceito de found footage, que envolve a reutilização e ressignificação de materiais audiovisuais preexistentes, tem ganhado uma nova vida nas últimas décadas devido ao fenômeno digital. A digitalização e a disseminação de plataformas online democratizaram a produção e o compartilhamento de imagens, alterando as dinâmicas de apropriação e recontextualização. Esta dissertação propõe, a partir de análises dos filmes de Dominic Gagnon, uma reflexão sobre as imagens digitais e a influência da tecnologia em sua criação e disseminação. Exploraremos como Gagnon utiliza essa técnica não apenas para criar novas narrativas, mas também para abordar questões contemporâneas, como desinformação, identidade digital e a banalização da imagem. Por fim, através de um estudo investigativo, a pesquisa se concentra em como Gagnon reconfigura a técnica do found footage, enfatizando as implicações culturais e políticas que emergem dessas apropriações. Através de uma análise detalhada de sua filmografia, buscamos evidenciar as nuances e complexidades do found footage digital.
Data do prémio | 17 dez. 2024 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Daniel Ribas (Supervisor) |
---|
- Found footage
- Found footage digital
- Dominc Gagnon
- Imagens digitais
- Filme de apropriação
- Cinema experimental
- Arte e tecnologia
Found footage e sua reconfiguração digital: os filmes de Dominic Gagnon
Luna, G. C. (Aluno). 17 dez. 2024
Tese do aluno