Fraternidade
: a pedra angular de uma nova ordem social : um estudo a partir da UL4 «Construir Fraternidade» do 5.º ano de escolaridade de EMRC

  • Juliana Sofia Carapinha Machado (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A Fraternidade assume-se, nos dias de hoje, como um dos valores humanos fundamentais, que deve serurgentemente recuperado. Para tal, é necessário que os seres humanos se reconheçam como seres únicos eirrepetíveis, que vivem a sua singularidade numa comunidade plural, para com a qual devem ser responsáveis.Este reconhecimento deve refletir-se na forma como o ser humano vê o mundo, desencadeando um conjunto deações fraternas para com os outros e para com a realidade circundante, rumo ao sonho de uma verdadeiraFraternidade. É certo que a educação se apresenta como o meio capaz de educar para a Fraternidade, derrubandobarreiras e preconceitos, apelando à prática de valores humanistas, com vista ao bem comum e ao exemplo comoforma de pedagogia. Tendo em conta os fundamentos e objetivos da disciplina de EMRC, reconhecemos nela acapacidade, por excelência, de potenciar este processo de ensino-aprendizagem, rumo ao alcance da FraternidadeUniversal.Atualmente, esta proposta surge muito bem fundamentada nos documentos eclesiais, os quais seconstituem como uma boa fonte de informação e um forte apelo à ação. Este Relatório Final descreve o percurso realizado, no sentido de fazer cumprir este apelo e de aliar os conhecimentos teóricos à prática, perspetivando uma mudança significativa e consciente de atitude junto dos alunos e de toda a comunidade escolar.
Data do prémio26 jan. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorIsidro Lamelas (Supervisor) & Juan Ambrosio (Supervisor)

Keywords

  • Comunidade
  • Fraternidade
  • Fratelli Tutti
  • São Francisco de Assis
  • Criação
  • Fraternidade Universal
  • EMRC

Designação

  • Mestrado em Ciências Religiosas

Citação

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