From clicks to bricks
: Velasca's journey of internationalization via e-commerce and physical retail presence

Título traduzido da tese: Dos cliques aos tijolos: a jornada de internacionalização da Velasca via e-commerce e presença física no varejo
  • Sofia Bergamaschi (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta dissertação pretende compreender como a Velasca, uma empresa italiana de calçado de luxo de sucesso, tem conseguido internacionalizar o seu negócio, mantendo uma vantagem competitiva sustentada nos mercados estrangeiros, bem como o impacto disso no desempenho da empresa. O foco é identificar as estratégias de entrada da empresa, os recursos e capacidades necessários para sustentar uma vantagem competitiva noutro local e, finalmente, como é que essas estratégias impactaram as margens e o desempenho da empresa. A internacionalização do mercado ofereceu às empresas a oportunidade de expandir seus produtos e as suas estratégias de negócios. Quando uma empresa está preocupada com as suas oportunidades de crescimento, os mercados internacionais tornam-se um alvo importante, devido a uma oportunidade natural para aumentar o volume de vendas, bem como para reduzir o risco global do negócio através da diversificação geográfica. Portanto, compreender estratégias que superem eficazmente as barreiras internacionais é fundamental para elevar as empresas a um novo nível de sucesso. A indústria sempre contou com um sistema que operava através de canais tradicionais envolvendo múltiplos intermediários, como vendedores, revendedores e agentes, inflacionando os preços sem necessariamente agregar valor substancial à qualidade do produto. Os consumidores estavam desligados dos artesãos e a cadeia de abastecimento carecia de ligações diretas entre aqueles que elaboravam os produtos e os compradores finais. A inovação da Velasca rompeu este sistema estabelecido, introduzindo um modelo revolucionário que conectou diretamente os consumidores com artesãos qualificados. Esta empresa desafiou as normas contornando as lojas físicas e aprimorando as online.
Data do prémio25 jan. 2024
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNuno Cardeal (Supervisor)

Keywords

  • Internacionalização
  • Vantagem competitiva
  • Estratégias de entrada
  • Volume de vendas
  • Canais tradicionais
  • Intermediários

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'