Doze milhões de toneladas de alimentos são descartados anualmente na Alemanha, representando um problema ecológico, económico e ético. Inspirada pelo sucesso da “Loop Mission” no Canadá, esta tese investiga a viabilidade de adaptar esse modelo de negócio ao mercado alemão, tal como a “Loop Mission” transforma frutas e vegetais não vendáveis em smoothies. O modelo de negócio foi analisado por meio de uma entrevista, seguida de uma análise de mercado que avaliou o panorama macroeconómico, competitivo e as diferenças culturais. Uma pesquisa testou a aceitação do mercado entre os consumidores. Os resultados mostram que os smoothies da “Loop Mission” teriam um potencial significativo no mercado alemão, com um mercado promissor e consumidores dispostos a pagar. Operacionalmente, é crucial encontrar parceiros fortes para adaptar tamanhos de embalagens locais. Em termos de marketing, recomenda-se uma estratégia baseada em fatos, destacando argumentos nutricionais, enquanto a sustentabilidade pode ser um fator diferenciador adicional. O grupo-alvo, composto por mulheres de 25-34 anos, com formação acadêmica e rendimento mais alto, mostrou-se um segmento adotador inicial lucrativo, disposto a pagar entre 2,50€ e 3,00€ segundo o método de precificação baseado em valor. A presença física dos produtos é essencial e o boca-a-boca é a estratégia de marketing mais eficaz, seguida por anúncios em redes sociais. Assim, a entrada de produtos no do tipo “Loop Mission” parece promissora para o mercado alemão.
Data do prémio | 24 jun. 2024 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Rute Xavier (Supervisor) |
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- Business model canvas
- Economia circular
- Comportamento do consumidor
- Meio ambiente
- Desperdício de alimentos
- Alemanha
- Loop mission
- Estratégias de adaptação ao mercado
- Modelos de negócios sustentáveis
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
From waste to taste: how to adapt “Loop mission’s” business model for the German market
Schmidt, A. (Aluno). 24 jun. 2024
Tese do aluno