Fundamentação Teórica: A literatura tem vindo a associar a Síndrome de Tourette (ST)a um comprometimento no funcionamento executivo, em particular no controlo inibitório,flexibilidade cognitiva, fluência verbal, e memória de trabalho verbal. A maioria dos estudos feitos teve como população alvo indivíduos de idade adulta, existindo menos estudos feitos na idade pediátrica. Estes últimos são mais heterogéneos e menos conclusivos relativamente ao possível comprometimento executivo em crianças com ST ou tiques. Este estudo pretende avaliar o desempenho de crianças com ST e perturbação persistente de tiques em provas de funcionamento executivo. Metodologia: Foi recolhida uma amostra por conveniência, composta por um grupo clínico com 15 crianças (seis com ST e nove com perturbação persistente de tiques) e por um grupo de controlo com 15 crianças. Estes grupos foram emparelhados por idade, sexo e escolaridade. Foram administrados os seguintes instrumentos para avaliar o funcionamento executivo: Trilhas A e B, Memória de Dígitos, teste Stroop, Fluência Verbal, Cancelamento de Sinais e a Torre. Foram aplicadas as Matrizes Progressivas de Raven Standard e as Matrizes Progressivas Paralelas para avaliar a inteligência não verbal. Foi também administrado um questionário comportamental (ASEBA - CBCL 6-18) e a Escala Global de severidade de tiques de Yale (YGTSS) para medir a severidade da sintomatologia de tiques. Resultados: Não foram observadas diferenças significativas entre as crianças com ST e perturbação persistente de tiques e as crianças do grupo de controlo. Também não foram observadas diferenças a nível intelectual. As crianças com ST pontuaram mais na escala de severidade de tiques comparadas com as crianças com perturbação persistente de tiques. Conclusão: Os estudos feitos na idade pediátrica parecem mais heterógenos nos resultados do que os estudos realizados com adultos. Este estudo suporta literatura recente sobre crianças com ST, não encontrando evidências de comprometimento nas funções executivas em crianças com ST e com perturbação persistente de tiques (sem complicaçõesadicionais e com sintomatologia de tiques leve a moderada).
Data do prémio | 4 mar. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Filipa Ribeiro (Supervisor) & Ana Filipa Lopes (Co-Orientador) |
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- Funções executivas
- Tiques
- Síndrome de Tourette
- Idade pediátrica
- Mestrado em Neuropsicologia
Funções executivas em crianças com tiques e síndrome de Tourette
Almeida, Â. P. G. D. (Aluno). 4 mar. 2022
Tese do aluno