Subscrições de jogos têm crescido substancialmente desde que a indústria de jogos se tornou mais digital, e as subscrições de acesso de jogos não são a exceção. Com a entrada e rebranding de empresas no mercado português de subscrições de jogos, é essencial estudar as perspetivas dos consumidores. Esta dissertação pretende estudar as mesmas a partir da identificação de razões, barreiras e disposições para pagar por estes serviços. Primeiramente, foi realizada uma revisão de literatura para descobrir as hipóteses iniciais, seguida de dez entrevistas para confirmar as mesmas e, potencialmente, descobrir novas. Depois, um questionário online foi criado que gerou 225 respostas válidas e que confirmou algumas das hipóteses previamente pensadas. Resultados mostram que as principais razões para subscrever são o número de jogos, qualidade do serviço e frequência de uso, enquanto a principal barreira é a divisão dos jogos pelas subscrições. Além disto, a média de disposição para pagar é de 7,80 euros por mês, o que é mais do cobrado por alguns dos serviços disponíveis e da média gasta em jogos na Europa. Também foram encontradas diferenças de opinião entre quem tem subscrição e quem não tem. Para concluir, foram criadas e pensadas estratégias para melhorar a adoção de subscrições de acesso de jogos e a competitividade das empresas neste mercado.
Data do prémio | 31 jan. 2022 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Miguel Rita (Supervisor) |
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- Subscrições
- Serviço de acesso
- Subscrições em jogos
- Gamers portuguese
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Gaming as a subscription: analysis of portuguese gaming consumers perspectives on access-based gaming subscriptions
Rafael, A. M. M. (Aluno). 31 jan. 2022
Tese do aluno