Gerir os apoios especializados numa escola inclusiva
: que desafios? A problemática da multideficiência

  • Fernanda Maria da Cruz Brás Cardoso (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa em Ciências da Educação no domínio da educação especial intitulada «Gerir os apoios especializados numa escola inclusiva: Que desafios? – A problemática da multideficiência». Aborda o problema da inclusão e exclusão educativa e social e debate as políticas de inclusão que norteiam o atendimento às populações que aqui se incluem, assim como reflecte sobre os pressupostos essenciais de uma escola inclusiva. A investigação integrou procedimentos metodológicos teóricos e empíricos considerados relevantes e adequados. Utilizámos como procedimentos metodológicos, para além do estudo e análise temática em diferentes autores considerados, o questionário aplicado directamente à rede de inquiridos que constituiu a amostragem. Na pesquisa, agora estruturada em capítulos temáticos, sistematizam-se conhecimentos teóricos procedimentos metodológicos e éticos que sustentam a prática profissional. Os resultados da investigação aclaram fragilidades do sistema educativo e apontam críticas ao actual modelo de escola inclusiva, que fracassa o seu papel enquanto modelo integrador na redução das desigualdades sociais. A pesquisa desencadeia futuras investigações que permitam produzir novo conhecimento contextualizando-nos no âmbito social do século XXI, hoje considerado o século da pobreza e da desigualdade social, que poderá aportar grandes desafios para a educação. Particularmente, no que respeita ao reflectir: de que modo as políticas educativas podem ser interventivas na redução das desigualdades educativas e sociais.
Data do prémio2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAntónio Rafael Amaro (Supervisor) & Maria Carolina Marques (Supervisor)

Keywords

  • Crianças/alunos
  • Educação especial
  • Deficiência
  • Inclusão
  • Políticas

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

'