German market study for The Navigator Company packaging business

Título traduzido da tese: Estudo do mercado alemão para o negócio de packaging da The Navigator Company
  • Inês Matos Araújo (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A The Navigator Company está a estudar a implementação do seu negócio de packaging no mercado alemão, em colaboração com a empresa, esta tese propõe-se a estudar o ambiente alemão. Primeiramente, analisou-se a empresa, nomeadamente os seus negócios, especialmente o segmento de packaging. Antes de avaliar o mercado, reviu-se literatura sobre internacionalização, relativamente ao conhecimento necessário, e sobre packaging, soluções existentes e tendências. Visto que a The Navigator Company só trabalha com produtos de papel, originários de polpa de madeira, analisou-se: os concorrentes, que já estão presentes no país e que também produzem embalagens de papel/cartão através de fibras de madeira; a procura no mercado alemão por embalagens de papel/cartão, usando dados e informação disponível e realizaram-se entrevistas a estudantes alemães; e os fatores macroeconómicos, recorrendo à framework PESTEL. Conclui-se que a Alemanha é um forte país para fazer negócios, com boas condições macroeconómicas, o mercado de embalagens de papel/cartão está a crescer com os consumidores a pedirem embalagens amigas do ambiente e com empresas a procurarem embalagens de papel/cartão para substituir as de plástico, já que têm uma performance semelhante. A concorrência, na Alemanha, é forte, as empresas estão bem estabelecidas no mercado, para além de que grandes empresas estão a comprar outras para diminuir a concorrência e aumentar o seu mercado.
Data do prémio1 jul. 2024
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorRute Xavier (Supervisor)

Keywords

  • Estratégia de entrada no mercado
  • Procura no mercado
  • Concorrentes
  • Fatores macroeconómicos
  • Alemanha

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

'