Gestão curricular no ensino primário face aos alunos de origem escolar distinta e sua influência na qualidade educativa

  • José Chivinda Capingala (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Hoje, mais do que nunca, fala-se muito da gestão curricular especialmente quando referente à maneira como o professor efectiva o processo de ensino e aprendizagem com os seus alunos. De facto, a uniformidade não tem dado resultados eficazes por causa da diversidade da natureza dos alunos e da urgência de responder às suas necessidades específicas. A preocupação da melhoria deste processo tem sido o foco principal em todas as sociedades, e Angola não foge à regra. Estas preocupações têm motivado muitas reflexões no campo da educação, porque as diversas análises dos diferentes sistemas educativos têm mostrado a necessidade urgente de mudar de rumo para prevenir o persistente insucesso educativo. As leis nacionais e os programas educativos têm definido com clareza os objectivos e os princípios norteadores do sistema educativo tanto o que se refere ao subsistema de ensino pré-escolar como o que diz respeito ao Ensino Primário. Angola ratificou em 1990 a Convenção sobre os direitos da criança, bem como a declaração do Milénio de educação para todos, Dakar 2000. O esforço que tem sido feito no sentido de corresponder positivamente aos dois diplomas referidos não tem surtido o efeito pretendido, por não se respeitar uma distribuição equitativa das condições escolares pelas áreas sóciogeográficas a cobrir. Este facto tem resultado em privilegiar as zonas mais urbanas, em prejuízo das rurais, criando, consequentemente, um desequilíbrio formativo entre as futuras gerações do mesmo país. Em Angola, fala-se pouco da relação entre o ensino pré-escolar e o ensino primário, especialmente no que se refere à articulação, à flexibilidade e à gestão curricular para dar continuidade ao que já se ensinou no subsistema anterior. Registam-se, aliás, casos em que, até se chega a ignorar o longo percurso feito pela criança no ensino pré-escolar. E ela entra no ensino primário como alguém que entrasse pela primeira vez no sistema educativo. No presente trabalho, quisemos entender da melhor maneira possível a realidade educativa. Como tal, identificamos 3 escolas de natureza diferente sendo uma do centro urbano, uma da zona suburbana e outra da zona rural. Para tal, como método de pesquisa, escolhemos o estudo de caso múltiplo, com o objectivo central de compreender como é gerido o currículo no ensino primário, face aos alunos de origem escolar distinta e como isto influencia na qualidade de ensino. Para uma maior compreensão recorremos à fundamentação teórica que nos permitiu conhecer profundamente a evolução histórica das políticas educativas gerais e como estas políticas têm sido aplicadas à realidade angolana. Neste contexto, analisamos as teorias curriculares (tradicionais, críticas e pós-críticas), olhamos também para a questão da gestão curricular (flexibilidade, homogeneidade, heterogeneidade, articulação, continuidade e integração curricular). O estudo empírico permitiu trazer dados recolhidos dos directores pedagógicos, professores e alunos. Da pesquisa realizada identificou-se o seguinte: existência de alunos de natureza distinta que tem levado os professores a encontrarem novas estratégias, flexibilizando o currículo e mudando o modo tradicional de ensinar e, consequentemente, encontrar novas maneiras que garantam qualidade de ensino no contexto em que as instituições educativas se encontram.
Data do prémio16 set. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJosé Matias Alves (Supervisor)

Keywords

  • Gestão curricular
  • Origem escolar distinta e qualidade de ensino

Designação

  • Doutoramento em Ciências da Educação

Citação

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