Gestão da sustentabilidade em turismo
: o caso da Guiné-Bissau

• Umaro Paizinho Cassamá (Aluno)

O desenvolvimento sustentável do turismo tornou-se nos dias de hoje uma prioridade da Organização Mundial do Turismo (UNWTO) e um desafio para a maioria dos destinos a nível mundial, sobretudo numa altura em que o crescimento do Turismo tem estado a ser repensado. A Guiné-Bissau não pode ficar para trás neste grande desafio mundial, que passa pela preservação ambiental e pelo compromisso com uma coesão económica territorial dos destinos e a valorização das suas comunidades. Para isto, são necessários novos modelos de gestão, alicerçados nos princípios da sustentabilidade que implicam preocupações ambientais, sociais e económicas. O presente estudo recorreu a um conjunto de fontes secundárias que permitiram caracterizar a Guiné-Bissau enquanto destino turístico e desenvolveu um exercício de auscultação junto dos guineenses sobre a perceção da Guiné-Bissau enquanto destino sustentável, são no total 69 respondentes ao questionário. Os dados recolhidos permitiram elaborar uma matriz SWOT à Guiné-Bissau e apresentar um conjunto derecomendações e ações para desenvolver da Guiné-Bissau com vista a uma gestão sustentável do destino. Nesta dissertação o autor espera concretizar o seu o sonho, que é de poder dar um contributo para um turismo responsável e sustentável na Guiné-Bissau, o país que viu o autor nascer. É importante criar campanhas de promoção do potencial turístico da GB, uma campanha muitoimportante é procurar os clubes que podem ajudar a elevar o nome do país nas camisolas, isto está a acontecer por exemplo, com a Ruanda nas camisolas do Paris Saint Germain e Arsenal “Visit Rwanda” a campanha da GB pode ser assim Visit Guinea-Bissau.
Data do prémio22 fev. 2023
SupervisorCarla Pinto Cardoso (Supervisor)

• Turismo
  • Sustentabilidade