Toda escola é um espaço múltiplo, pois em seu contexto educacional coexistem diversidade de ideias, comportamentos e concepções, suscitando, assim, que a excelência da comunicação em tal ambiente se torne um desafio para a gestão escolar, principalmente no que tange à comunicação entre pais de alunos e corpo docente, devido à demanda de agendas, informativos e recados em papel. Com o avanço da tecnologia, a comunicação passa a ser informatizada, através da agenda virtual. Assim, visando analisar de que maneira os gestores pedagógicos podem auxiliar suas equipes a utilizarem as novas tecnologias digitais no ambiente escolar, com foco na comunicação ágil, transparente e uniforme entre pais e professores, esta pesquisa buscou identificar quais as ferramentas tecnológicas voltadas para a área de educação que podem ajudar nesta questão, bem como evidenciar a importância do papel do coordenador pedagógico frente às novas tecnologias. Então, a pergunta norteadora da presente dissertação foi: como as plataformas educacionais podem facilitar o trabalho da gestão escolar? As hipóteses da pesquisa foram: i). As plataformas digitais facilitam o trabalho da gestão escolar, possibilitando apresentar relatório de desempenho, tanto dos alunos, quanto os acessos dos professores. Esta hipótese levantada, foi comprovada. A outra hipótese foi: ii). As plataformas digitais, ou agenda online, facilitam a comunicação de forma efetiva entre a escola e as famílias, possibilitando comunicar-se em tempo real, refletir quais os benefícios que essa comunicação trouxe para a gestão e/ou administração escolar. Esta hipótese foi comprovada parcialmente, uma vez que, tendo muitas plataformas de comunicação, podem confundir os pais. A última hipótese era: iii). As plataformas digitais, além de gerarem engajamento, diminuem os custos, minimizando o uso do papel e tinta na escola, assim, diminuindo os custos financeiros. Esta hipótese foi comprovada. A escolha deste tema justifica-se pelo fato de o assunto ser atual, vivenciado na maioria das escolas no Brasil, o que possibilitou à investigadora associar esta pesquisa a uma metodologia de estudo de caso descritivo. Buscou-se analisar as organizações escolares e seus diversos modelos de gestão; procurou-se ainda realizar uma pesquisa em uma escola da rede privada de ensino que é referência e pioneira no uso das tecnologias no contexto educacional. Foi observada a prática educacional vivenciada através de entrevistas aplicadas em diversos segmentos e com profissionais da escola ligados à gestão educacional. Foram analisados aspectos da cultura existente na escola, bem como a sua forma de relacionar-se, estratégias de trabalho, aspectos estes implícitos na gestão escolar. Ficou evidenciado, após a análise das entrevistas realizadas com os gestores da escola pesquisada, que as plataformas digitais possuem uma relevância nos dias atuais no que diz respeito à ser mais dinâmica, fluida, transparente e uniforme facilitando a comunicação entre os diversos atores sociais da comunidade escolar, designadamente entre pais e os gestores.
Data do prémio | 5 mar. 2021 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Carlos Estevão (Supervisor) |
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- Educação e inovação
- Gestão escolar
- Tecnologias digitais
- Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar
Gestão Educacional e Inovação: o uso das plataformas digitais na escola
Sousa, E. P. (Aluno). 5 mar. 2021
Tese do aluno