Go Natural case study
: internationalization of the Healthy Food Concept

  • Marta Franco Rainha de Abreu Cotrim (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Go Natural é um conceito português de comida saudável, fundado em 2004 por dois irmãos empreendedores, Diogo e Joana Martorell. Com uma oferta selectiva e distinta de comida de elevada qualidade, o Go Natural criou um novo segmento de nicho: Comida Saudável em Centros Comerciais, numa altura caracterizada por uma oferta de Mercado baseada em cadeias de fastfood internacionais e cozinha tradicional Portuguesa. Esta dissertação tem como objectivo analisar o desafio real que o Go Natural enfrentou em 2013. No Mercado há uma década, enfrenta agora uma decisão estratégica que poderá influenciar o seu crescimento futuro: internacionalização para o Brasil, um mercado crescente com potencial. Após ter sofrido com os efeitos da crise económica que afecta Portugal e que alterou os hábitos de consumo fora de casa, o Go Natural realizou um projecto de extensão de categoria, de forma a aproximar-se do novo segmento Fast Casual que atrai cada vez mais consumidores. O objectivo do Go Natural é reconquistar os consumidores ao oferecer-lhes um valor acrescentado e estabilizar o crescimento da empresa ao reforçar a sua posição no mercado nacional. O processo de internacionalização requere uma análise extensiva do sócio Brasileiro, do Mercado e do consumidor, de modo a avaliar se esta é a altura certa para o Go Natural se expandir. Avaliar os factores críticos de sucesso e as bases de diferenciação que sustentaram o Go Natural durante os seus dez anos de existência é outro dos objetivos deste estudo. Na secção Literature Review desta dissertação são abordados tópicos pertinentes tais como estratégias de revitalização de marca através de extensões de produto e marca, e também aspectos analíticos da tomada de decisão para um processo de internacionalização bem sucedido. O case study Go Natural pretende oferecer uma perspectiva extensiva dos mercados Português e Brasileiro de fast-food e os seus futuros desafios. A conclusão principal deste estudo é de que o Go Natural está preparado para ir para o Brasil, uma vez que reuniu a experiência necessária em Portugal, bem como uma base estável para continuar a crescer e está agora pronto para se expandir para um novo Mercado com um sócio experiente.
Data do prémio7 mai. 2015
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPedro Celeste (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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