Green Beauty
: a path towards sustainable luxury : the cases of L´Oréal Luxe and Jurlique

  • Cláudia Guterres Pinheiro Parracho dos Reis (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Há uma crescente urgência face ao desenvolvimento sustentável, com as empresas a atuarem cada vez mais em prol da sustentabilidade. Contudo, luxo sustentável é paradoxal para alguns académicos e gestores. Investigações recentes mostram que um compromisso sustentável é benéfico para empresas de luxo, melhorando a sua reputação e inovação. Todavia, há escassez de investigação sobre a forma como estas empresas podem tornar-se mais sustentáveis, especialmente num dos setores mais poluentes: cosmética. Assim, esta tese pretende compreender como é que empresas de cosmética de luxo podem ser mais ambientalmente sustentáveis, fator determinante para a sua sobrevivência e desenvolvimento socioeconómico.Adotando uma abordagem qualitativa, desenvolvi dois casos de estudo sobre empresas de cosmética de luxo que são cada vez mais ambientalmente sustentáveis. Os resultados demonstram que este objetivo pode ser atingido em três passos: definindo, implementando e monitorizando uma estratégia de sustentabilidade. Ao definir a estratégia, os seus objetivos ambientais são baseados em padrões científicos internacionais. Estudada à luz da cadeia de valor de Porter, uma implementação bem-sucedida depende do envolvimento de stakeholders e da cocriação ao longo do ciclo de vida do produto. Tal pode ser atingido com diversas iniciativas, nomeadamente mudanças no processo produtivo, inovação de produto e embalamento sustentável. Monitorizar esta estratégia de sustentabilidade implica medir e comunicar o seu impacto na sustentabilidade ambiental.Esta investigação contribui para o conhecimento académico, enquanto oferece recomendações práticas para gestores de cosmética de luxo interessados em incorporar sustentabilidade nos seus modelos de negócio, redefinindo práticas do setor e expectativas dos consumidores
Data do prémio27 jan. 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorLaure Leglise (Supervisor)

Keywords

  • Luxo sustentável
  • Estratégia de sustentabilidade
  • Beleza
  • Cosméticos
  • Cadeia de valor

Designação

  • Mestrado em Finanças

Citação

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